O que são patrimônios culturais ?
Os Patrimônios Culturais são aqueles bens, que uma pessoa, ou uma comunidade possui e que transmitem a história de seus antepassados. O Patrimônio é a imagem viva e que transmite conhecimento e forma a identidade de um povo. Ele pode ser dividido em duas formas:
· Patrimônio Natural: é constituído por bens que não recebem influencia e interferência do ser humano. Por exemplo: Montanhas, Cachoeiras, Rios, Grutas, Animas, etc..
O queijo de Minas tambem é Patrimonio Cultural
· Patrimônio Edificado: São bens que recebem interferências das pessoas, e que possuem uma memória e uma identidade que caracteriza aquele povo e a história das pessoas que ali viveram.. Mas ele não precisa ser necessariamente uma edificação antiga.. Por exemplo: Monumentos, Cidades, Casas, Prédios, Museus, Igrejas, etc..
Castelo Garcia D'Ávila é a única construção das Américas com características medievais.
Erguido em 1551, por Garcia D'Ávila, o castelo foi tombado pelo IPHAN e faz parte do
Parque Histórico e Cultural, que reúne o Sítio Arqueológico e o Centro de Visitação.
Por que preservar um Patrimônio Cultural ?
O patrimônio seja ele natural ou edificado, caracteriza um povo e tem o poder de carregar e transmitir as gerações futuras, a história e a memória das pessoas que ali viveram; e quando um patrimônio não é preservado, a corrente do conhecimento por ele passado se rompe. Atualmente, é muito discutida essa questão de preservação patrimonial em torno da preservação do meio ambiente. Se torna cada vez mais necessário reduzir os impactos sobre a natureza, e reduzir a produção de bens; isso seria uma ótima forma de reduzir o uso da matéria prima e da energia, essenciais para a produção de novos edifícios. Enfim, PRESERVAR o Patrimonio Cultural so traz benefícios, e a comunidade so tem a ganhar com essa atitude.
O que é tombamento ?
Tombamento é o ato de preservar, arquivar, registrar coisas ou fatos relativos a alguma região ou especialidade e que garante a sua existência. É um conjunto de ações que visa preservar os bens de valor histórico, arquitetônico, cultural ambiental e afetivo, que impede a sua destruição e descaracterização.
Patrimônio Cultural e a Comunidade
Quando um Patrimônio é tombado, a comunidade se torna o maior agente fiscalizador e protetor daquele bem. Ações de incentivo, educação patrimonial, e estudo daquela obra, fazem a comunidade se interessar cada vez mais em proteger aquele patrimônio.
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan em reunião na capital baiana (Salvador) aprovou o registro da Capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Faça sua parte
Como experiência própria, pude ver o quanto um bem cultural pode estar perdendo suas características através do tempo, por que não foram realizados projetos para sua preservação.. Fazendas e casas centenárias, por exemplo, quando são reformadas, muitas vezes não há a preocupação de manter suas características originais, e os materiais usados não se encaixam com aquela obra. Pesquise, procure saber a historia daquela determinada obra e ajude na sua preservação, pois a história da sua cidade pode estar totalmente ligado a ela. A comunidade só tem a ganhar, colabore!
Templo de Jupter em Baalbek. Considerado pela Unesco
como Patrimônio Cultural da Humanidade
PRESERVAR O PATRIMÔNIO CULTURAL É, ACIMA DE TUDO,
PRESERVAR A MEMÓRIA DE UM POVO.
FAÇA SUA PARTE!
0 comentários:
Postar um comentário