quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Casa BF, por Humberto Hermeto

Achei super interessante essa casa projetada pelo escritório Humberto Hermeto, de BH; e é claro, não poderia deixar de mostrar para vocês !

Com soluções muito interessantes, essa obra propõe um design super moderno, e os moradores ainda tem o prazer de desfrutar da bela paisagem ao seu redor ! Vejam que linda: 


O terreno, como vocês podem ver, é muito inclinado e os arquitetos propuseram um corte, já que os custos com uma rampa não seriam baixos.. Foi construído um único pavimento, o mais  alto possível, justamente para aproveitar da vista linda que o lugar proporciona!


Com os vidros consegue-se ter uma visão panorâmica de 180 graus !


Mais um luxo da obra são os terraços, maravilhosos !



Interessantíssimo esse projeto, pois apresentou ousadia arquitetônica, beleza, simplicidade nas formas e ótimo trabalho com a topografia ! 
E vocês ? O que acharam ??




Tirinha 02


Imagens Históricas

Achei algumas fotos antigas, muito significativas na história do Brasil ! Dêem uma olhadinha: 

Brasília antes do projeto de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa

Construção do Congresso Nacional (1958-1960)

Construção do Cristo Redentor

Outra que achei super interessante, é a foto da construção da Disney World, nos EUA:


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Tirinha 01


Fonte: Blog Rafaella Hardman

Cuatro Torres Business Area

Cuatro Torres Business Area (conhecida como CTBA), é um complexo financeiro, localizado ao longo do Paseo de La Castellana, na cidade espanhola de Madrid.



Le Corbusier e os Cinco Pontos para uma Nova Arquitetura

Sinceramente, sou fã! Traços simples, formas puras e arquitetura limpa.. As obras desse arquiteto sempre me me chamam atenção ! Não que eu não goste de arquiteturas mais “detalhadas”, mas eu tenho uma leve queda pela simplicidade, técnica e beleza, todas juntas, assim como nas obras de Le Corbusier!
Em uma época em que, até então, predominavam os detalhes minimalistas na fachada; Le Corbusier sugeriu, em sua mais conhecida obra, a Villa de Savoye, os 5 pontos para uma nova Arquitetura. Soluções internas e externas para a casa, melhor aproveitamento do espaço e possibilidade de mudanças na planta foram uma dessas idéias. Críticas, construtivas ou não, surgiram na época e talvez até hoje mesmo, mas que aquele modo de construir veio para ficar, isso foi!

Villa de Savoye

Veja os cinco pontos para uma Nova Arquitetura segundo Le Corbusier:
  • Pilotis, liberando o edifício do solo e tornando público o uso deste espaço antes ocupado, permitindo inclusive a circulação de automóveis;
  • Terraço jardim, transformando as coberturas em terraços habitáveis, em contraposição aos telhados inclinados das construções tradicionais;
  • Planta livre, resultado direto da independência entre estruturas e vedações, possibilitando maior diversidade dos espaços internos, bem como mais flexibilidade na sua articulação;
  • Fachada livre, também permitida pela separação entre estrutura e vedação, possibilitando a máxima abertura das paredes externas em vidro, em contraposição às maciças alvenarias que outrora recebiam todos os esforços estruturais dos edifícios; e
  • A janela em fita, ou fenêtre en longueur, também conseqüência da independência entre estrutura e vedações, se trata de aberturas longilíneas que cortam toda a extensão do edifício, permitindo iluminação mais uniforme e vistas panorâmicas do exterior.

Villa de Savoye

É inquestionável a presença desses pontos na Arquitetura que vemos atualmente. O vidro está cada dia mais presente, seja nas enormes janelas das casas ou até mesmo em toda fachada de um edifício. As plantas e fachadas estão cada dia mais livres com possibilidade de mudanças e em sua grande maioria são sempre limpas e com traços simples. Outro item cada dia mais aplicado são os terraços-jardim, que, quando muito bem feitos, só trazem benefícios à obra!

Por isso e por várias outras coisas sou fã da arquitetura presente nas formas, e não somente nos detalhes !



Villa de Savoye

“A idéia [da casa] era simples: eles tinham um parque magnífico formado por um campo cercado de árvores; eles desejavam viver no campo; eles estariam ligados a Paris por um caminho de 30 quilômetros de automóvel. Vai-se portanto até a porta da casa de carro, e é o arco mínimo de curvatura do automóvel que fornece a dimensão mesma da casa. O automóvel entra sob o pilotis, contorna os serviços comuns, pára no meio, na porta do vestíbulo, entra então na garagem ou segue seu caminho de saída: eis o fundamental. Outra coisa: a vista é muito bonita, a grama é uma coisa bela, a floresta também: se tocará neles o mínimo possível. A casa se colocará em meio à grama como um objeto, sem molestar nada”.

Museu de Arte Contemporânea


Localizado em Niterói, no Rio de Janeiro, o museu foi projetado por Oscar Niemeyer e construído em 1996.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

É tudo uma questão da falta de espaço

Recebi por e-mail e achei super interessante compartilhar com vocês. Mostra que para fazer um projeto bacana, com um design legal e sensação de amplitude, não precisa necessariamente, de um terreno grande.

Muitos projetos são realizados assim, com pouco espaço, mas as soluções arquitetônicas sempre são ótimas, o que os torna grande exemplos de que a falta de espaço nem sempre é problema !

Arquiteto japonês cria casa em minúsculo terreno

Você já deve ter escutado que espaço no Japão é um item absolutamente raro. Qualquer pedaço de chão precisa ser muito bem utilizado, o que faz com que surjam obras capazes de nos deixar surpresos.  Um bom exemplo disso é a criação do arquiteto Kota Mizuishi.
Em um minúsculo terreno, ele ergueu uma casa completa, com cozinha, banheiros, quartos e até sala de jogos. Tudo isso avaliado em US$ 200 mil.

Informações do Projeto:
  • Localização: Suginami, Tóquio, Japão
  • Arquiteto: Kota Mizuishi / Mizuishi Architect Atelier
  • Engenheiro estrutural: Kentaro Nagasaka
  • Área do terreno: 52.14m2
  • Área de construção: 29,07 m2
  • Área total: 55,24 m2
  • Valor da residência: US$ 200 mil













segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Taj Mahal

Localizado na cidade de Agra, na Índia. Além de ser considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, também é uma das Sete Maravilhas do Mundo. Belíssima Arquitetura !


Tadao Ando

Se contrapondo às tendências dominantes da Arquitetura Japonesa, com uso de agressividade nas formas e alto exibicionismo, o Arquiteto Tadao Ando apresenta em suas obras formas simples e singulares. Ele aposta no conjunto da geometria aliada à natureza. Em suas obras, percebe-se claramente a presença de luz natural em pontos estratégicos e os seus efeitos são sempre surpreendentes !

Veja alguns exemplos da genialidade desse Arquiteto: 











Informações: http://www.andotadao.org/

Arquiloucura 01

As mais diferentes construções !