A sustentabilidade é um dos temas mais discutidos no século XXI. E na Arquitetura não é diferente. Soluções novas a cada dia são criadas, e os projetos estão ficando cada vez mais ecológicos. Veja algumas das principais soluções pensadas na sustentabilidade, e que já estão sendo usadas:
Lâmpadas de LED
Seu uso gera uma economia de 50% a 80% e pode durar até 15 anos. Por ser mais compacta, permite uma flexibilidade maior nos projetos arquitetônicos. Além disso, seu raio luminoso é livre de UV e de calor.
Válvulas de Descarga Fluxo Duplo
Permite controlar o fluxo de água, válvula com dispositivo de fluxo duplo (6 litros para sólidos, 3 litros para líquidos).
Ecomosaico
Revestimento de paredes, produzido de material reciclável. Gestão de resíduos e reutilização da água na sua produção.
Tijolos de Solocimento (Ecológico)
Tijolo composto de solo, cimento e água. É produzido sem processo de queima, evita o desmatamento e consequentemente, a poluição do ar.
Bambu
Material que além de ser altamente renovável, impede o desmatamento de árvores realmente necessárias ao equilíbrio natural. É muito resistente, e possibilita vários usos na arquitetura.
Madeira de Demolição
Madeira reaproveitada, de alguma contrução que foi demolida. Possibilita vários usos também, e é um material mais rústico. Sua combinação com vidro fica muito boa.
Terraço-jardim
Excelente opção para captar águas pluviais, utilizando sistemas de drenagem, além de minimizar o calor, pois as plantas no terraço funcionam como protetor térmico.
Esses foram apenas alguns exemplos de como a Arquitetura está se posicionando diante da Sustentabilidade. Com certeza os projetos não deixaram e nem deixarão ser ousados, mas todos agora contribuirão com o Meio Ambiente!
Não deixe de fazer sua parte!